Login/Registo

 
     
 
 
   
 

Sobre Portugal

 

 

 

Localização

 

Portugal é o país mais ocidental da Europa, sendo o Cabo da Roca o seu ponto mais a ocidente da Europa. Faz fronteira com a Espanha a Norte e a Este e está limitado a Ocidente e a Sul pelo Oceano Atlântico. Lisboa é a capital e a maior cidade portuguesa.

 

As fronteiras de Portugal são definidas por montanhas e rios e a linha de Costa define-se num diálogo permanente entre a terra e o mar. Devido à sua posição geográfica privilegiada na Costa Oeste da Europa, Portugal é um país virado para o Oceano Atlântico, o que influenciou o rumo da sua história e cultura.

 

Situado no extremo Oeste da Península Ibérica, no Sul de Portugal, o território português compreende ainda os arquipélagos autónomos dos Açores e da Madeira, situados no Oceano Atlântico, que completam uma área total de 92,391km² de rara beleza.

 

O arquipélago da Madeira fica situado no Oceano Atlântico a cerca de 566 milhas a sudoeste de Lisboa e é constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens.

 

O arquipélago dos Açores, situado no Oceano Atlântico a 760 milhas de Lisboa e a 2.110 milhas de Nova Iorque, é formado por nove ilhas: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. O ponto mais alto do território português situa-se na ilha do Pico, alcançando mais de 2,000m de altura.

 

 

Segurança

 

Portugal é um país seguro onde a simpatia, a disponibilidade e a cortesia dos seus habitantes se destacam. Com 10,756,666 de habitantes, os índices de segurança e criminalidade são favoráveis em comparação com a realidade de outros países. De acordo com o Global Peace Index (GPI), em 2011, Portugal posiciona-se como o 17º país mais pacífico do mundo, com níveis baixos nas taxas de violência à mão armada e homicídios.

 

 

Clima

 

Portugal é um dos países europeus mais amenos, devido à influência do oceano. A temperatura média anual em Portugal continental varia entre os 13° C no interior Norte montanhoso e os 18° C no Sul, na bacia do Guadiana.

 

Sem grandes extremos de temperatura, os invernos não são muito frios e os verões são sempre moderadamente quentes. O clima em Portugal varia de região para região, influenciado pelo relevo, latitude e proximidade do mar, proporcionando Invernos suaves, especialmente no Algarve.

 

Os Verões são quentes e secos sobretudo nas regiões do interior (Nordeste transmontano e Alentejo), e no litoral o calor é moderado pela influência marítima. A região Sul tem um clima mediterrâneo quente e agradável, sem extremos de calor.

 

O Norte do país tem um clima atlântico, com a influência da corrente do Golfo. A região central tem Verões secos e amenos e invernos curtos e suaves. Regista-se alguma queda de neve, que é mais frequente na Serra da Estrela, onde se situa o ponto mais alto de Portugal continental (1.991 m) e se podem encontrar condições para a prática de ski.

 

O Arquipélago da Madeira tem um clima agradável durante o ano inteiro e o Arquipélago dos Açores também apresenta um clima ameno, temperado pelo Atlântico, com chuvas abundantes.

 

 

Património

 

Portugal é um país com mais de 800 anos de história. Pode recuar 20 mil anos no tempo e visitar as gravuras rupestres do Vale do Côa, classificadas como Património da Humanidade, uma galeria de arte com 25.000 anos.

 

De Norte a Sul, os vestígios romanos são presença marcante. Entre pontes, estradas, vilas, templos e termas, não deixe de visitar a ponte de Trajano em Chaves, as ruínas de Conímbriga ou o Templo Romano de Évora. Ainda a Sul, onde a cultura árabe mais se enraizou, vale a pena descobrir o castelo de Silves ou a mesquita de Mértola.

 

A monumental herança dos Descobrimentos é evidente no Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça ou no Convento de Cristo em Tomar, todas classificados como Património Mundial pela UNESCO.

 

Passear pelos centros históricos de Guimarães, Porto, Évora ou Angra do Heroísmo, símbolos do charme das cidades portuguesas são paragens obrigatórias para conhecer uma história sem paralelo.

 

O Fado, um estilo musical criado pelos portugueses, foi classificado em 2011 como Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Portugal é também o berço e pátria de muitas celebridades conhecidas em todo o mundo, como Cristiano Ronaldo e José Mourinho no futebol, no fado Mariza, ou os campeões olímpicos Nelson Évora e Vanessa Fernandes, entre outros.

 

Descubra o melhor de Portugal nos seus mais notáveis monumentos, no charme das cidades e nas paisagens sublimes como a floresta milenar da Ilha da Madeira, a verdura luxuriante, palacetes e jardins românticos de Sintra e os majestosos vales do Douro, Património Mundial, de onde provem a grande obra-prima portuguesa, o Vinho do Porto.

 

 

Turismo

 

Situado no extremo sudoeste do histórico continente Europeu, na Península Ibérica, Portugal guarda todo o encanto de um dos países mais antigos da Europa, com uma história sem paralelo, de mais de 800 anos.

 

A localização geográfica singular, mais de 1.230 km de costa só em Portugal continental e uma quantidade infinita de praias, Portugal convida ao prazer da natureza, dos banhos de mar, da gastronomia e da animação.

 

É um país genuíno que entrecruza o passado e o presente, a herança cultural e a alegria de viver. Entre castelos medievais e lojas contemporâneas, monumentos romanos, góticos e manuelinos, praias de mar azul e planícies verdes a perder de vista, aldeias históricas e resorts de luxo, sofisticada cozinha de autor e simples delícias que o mar oferece, museus de arte contemporânea e gravuras rupestres, campos de golfe e avenidas vibrantes mora um povo criativo, aberto e acolhedor, que quer partilhar consigo tudo o que de melhor tem e conhece, apelando aos sentidos e celebrando a vida.

 

Em média Portugal tem 300 dias de sol por ano Este é o melhor convite para um visita ao país e voltar sempre. Em Portugal, sinta-se em casa com o NOVO BANCO.

 

Saiba mais em www.visitportugal.com